As reclamações de consumidores por problemas com aparelhos celulares
lideraram a lista das queixas menos atendidas pelas empresas em 2011. A
informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pela Secretaria Nacional
do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio do Cadastro
Nacional de Reclamações Fundamentadas. O cadastro reúne as reclamações
fundamentadas feitas aos Procons, mas que não são solucionadas pelas
empresas e viraram processos administrativos. Mais da metade das
reclamações não solucionadas (52%) foram por problemas com produtos.
Aparelhos de celular lideram a lista dos produtos cujas queixas não
foram atendidas pelas empresas (14%), seguido pelos produtos de
informática e pela linha branca de eletrodomésticos, cada um com 6,8%.
Entre as empresas, a Eletropaulo – distribuidora de energia elétrica do
estado de São Paulo – foi a que menos atendeu queixas. Em segundo e
terceiro lugares, aparecem a TAM e a rede de hipermercados Carrefour. A
Senacon também a lista de empresas com maior número de reclamações em
2011. A Oi, com quase 7 mil queixas, liderou o ranking. A empresa de
eletrônicos LG e a operadora Claro vieram na sequência. De acordo com
Juliana Pereira, secretária nacional do consumidor, as empresas que
figuram no ranking serão notificadas e terão que explicar os motivos de
não terem solucionado as queixas dos clientes. Elas também terão também
de apresentar ao Senacon um plano de melhoria para a resolução de
conflitos com consumidores. “Nós vamos ainda comunicar aos órgãos
reguladores para que eles tomem conhecimento e eventualmente tomem
outras medidas que entenderem cabíveis,” disse Juliana.
0 comentários:
Postar um comentário