Ex-sargento PM é executado a tiros em Teixeira de Freitas

segunda-feira, janeiro 28, 2013

 



O crime de homicídio com claras evidências de execução aconteceu por volta das 17h desta sexta-feira (25), na avenida Diagonal Norte, bairro Vila Caraípe, região central de Teixeira de Freitas e a vítima foi o ex-sargento da Polícia Militar, Edivaldo Ferraz de Moreira, o sargento Ferraz, 49 anos, abatido com cinco disparos de arma de fogo, todos na face.
Sargento Ferraz, como até nos dias atuais era chamado, foi exonerado no último dia 02 de outubro de 2012 dos quadros da Polícia Militar da Bahia, após ser formalmente acusado de ter participado do assalto contra o Banco do Brasil de Ibirapuã, em março de 2008, quando o soldado Wilton Souza Viana, 32 anos na época, acabou morto na troca de tiros. Dois assaltantes também morreram.
E na tarde desta sexta-feira (25), Ferraz, como fazia aos finais de semana, estava em frente a um mercadinho no Vila Caraípe, fazendo segurança. Ele estava sentado em uma cadeira, quando um veículo Celta, de cor prata e placa não anotada, se aproximou e um dos ocupantes, que usava touca ninja e estava de arma em punho, desceu rapidamente e começou a atirar em direção ao ex-militar. As imagens do circuito interno do estabelecimento comercial já estão em poder do delegado Wendel Ferreira, que esteve no local e investiga o caso. Nas imagens, segundo o delegado Wendel Ferreira, de plantão nesta sexta-feira (25) no Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC), o atirador primeiro dispara um tiro de média distância e acerta a vítima na cabeça. “Depois ele chega perto do ex-militar e termina a execução”, disse Ferreira.
Segundo informou ao Teixeira News o perito criminal Marco Antônio Lima, do DPT de Teixeira de Freitas, não restou dúvida que o crime foi típico de execução. Logo após a perícia de local o próprio perito Marco Antônio autorizou a remoção do corpo ao IML para exames de necropsia. Em posse das imagens do circuito interno de tv do mercadinho, que seria de boa qualidade, é possível que a placa do veículo Corsa seja identificada, mas resta saber se a mesma é verdadeira ou falsa.
Relembre o caso do assalto ao BB de Ibirapuã
Policial militar com antecedentes criminais é preso acusado de envolvimento com assalto ao BB de Ibirapuã
Já está preso em Teixeira de Freitas o soldado Ferraz, um militar que já respondeu por envolvimento num crime de seqüestro contra um empresário da cidade e que agora está sendo apontado como uma das pessoas que ajudaram na montagem das estratégias e do plano de tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Ibirapuã. Na ação que não foi bem sucedida dois assaltantes e um policial militar morreram.
Segundo o Major Ailton Batista, comandante da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar de Medeiros Neto, que está à frente das operações, as investigações chegaram ao policial militar depois da prisão de uma mulher em Teixeira de Freitas, que teria alugado a casa do soldado por uma semana. Esta mulher teria sido descoberta graças a ligações telefônicas feitas pelos líderes da quadrilha justamente num telefone celular que estava em poder de um dos assaltantes, morto durante confronto com PMs.
Em posse dessas informações uma equipe da Polícia Civil comandada pelo delegado Nelis Araújo começou uma verdadeira caçada ao militar, que foi informado antes e preferiu se entregar no 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas.
Perguntado sobre o suposto envolvimento do policial militar com a tentativa de assalto em Ibirapuã, o Major Ailton Batista disse que esta é a mais dura informação que os PMs receberam nas últimas horas, sobretudo, porque um colega de farda acabou perdendo a vida. “Ainda não posso adiantar nada de concreto sobre esta informação, porque as investigações ainda estão em curso, mas posso garantir que foi dolorido para todos nós, quando soubemos da prisão do PM”, disse o Major Ailton.
Conforme informações de setores da imprensa teixeirense o soldado Ferraz já teria confessado sua participação na tentativa de assalto, inclusive hospedando os integrantes da quadrilha em sua casa. Mas esta hipótese ainda não foi confirmada pela Polícia Civil.

Sabe-se que os policiais civis já vinham monitorando a casa do soldado Ferraz, especialmente pela intensa movimentação dos últimos dias e também por seu passado recente de envolvimento com um seqüestro. Este seqüestro ainda está sendo investigado.
O telefone celular que pertencia a um dos assaltantes mortos já foi entregue ao delegado Nelis Araújo, coordenador da 8ª Coopin de Teixeira de Freitas, que a partir de agora assume as investigações do caso.
O Major Ailton Batista informou que a quadrilha não está centralizada na região, pois os telefonemas que foram rastreados, provam participações de outros criminosos dos estados do Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Espírito Santo. No estado da Bahia os telefonemas rastreados partiram de Salvador e Feira de Santana.
A Polícia Militar não acredita que os cinco assaltantes que fugiram ainda estejam na região, principalmente depois que dois helicópteros fizeram uma verdadeira varredura na área durante todo o dia desta sexta-feira (7). A hipótese de fuga também foi reforçada depois que policiais descobriram que um dos veículos usados pela quadrilha, o Ford Ecosport, foi abandonado no distrito de Rancho Alegre, município de Caravelas e que fica localizado às margens da rodovia BR-101. Mesmo assim um helicóptero ainda continua dando apoio nas operações de captura que contam com policiais da 44ª CIPM de Medeiros Neto, 13º BPM de Teixeira de Freitas, agentes da PRF e da CAEMA de Posto da Mata.
Por Ronildo BritoTeixeiranews

0 comentários:

Postar um comentário